A Bélgica e seu final de semana dedicado à cerveja


written by Marco Sassen on September 15, 2015

A capital da Bélgica e da União Européia é o paraíso para quem gosta de waffles, chocolate, batata frita e claro, cerveja. Os belgas referenciam tanto esta bebida, que entraram com um pedido para incluir a cultura da cerveja belga na lista de Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade da Unesco. Um dos templos cervejeiros da capital é o Deliriam Café (LINK AQUI), bar oficial da Delirium Tremens, que está no Guinness Book por oferecer em seu cardápio mais de 2000 marcas diferentes.

 

As cervejas belgas têm por característica a adição de diversos ingredientes, como frutas e especiarias, além da facilidade em se misturar com outras culturas. No geral, é uma escola cervejeira com um conceito bastante elástico, que resulta em bebidas muito diversificadas, porém equilibradas. E para celebrar suas produções, acontecem muitos festivais em todo país, como o Zythos Bier Festival em leuven ( a cidade da Stella Artrois), o BAB (Brugse Autonome Bierproevers) Bruges Beer Festival na linda e medieval Bruges e o Christmas Beer Festival Essen na Antuérpia (Um festival só para cervejas de Natal, é mole?), entre outros.

 

O mais tradicional deles, é o Belgian Beer Weekend (LINK AQUI), e sua 17ª edição aconteceu neste primeiro final de semana de setembro na Grand Place de Bruxelas, oferecendo aos degustadores mais de 400 rótulos de 44 diferentes cervejarias. Após cerimônias na Maison des Brasseurs, sede da Cavalaria dos Cervejeiros, e na Catedral de Bruxelas em agradecimento pelas boas colheitas de cevada e lúpulo, as cervejarias belgas oferecem suas brejas ao público, todas em seus copos originais. Acontecem também desfiles das carruagens utilizadas no passado pelas cervejarias e são concedidos títulos de novos cavaleiros às personalidades ao redor do mundo que divulgam a cerveja belga.

 

São três dias de degustações, começando na sexta-feira com uma sessão privativa aos profissionais do setor de todo o mundo, e no sábado o festival se abre para os visitantes, num clima tranquilo bem ao jeito belga de apreciar cervejas: com respeito e contemplação.

 

 

 

Bruno Martins (o Mosquito!) é Engenheiro por profissão e Sommelier de cervejas por paixão. Formado pelo ICB – Instituto da cerveja Brasil, gosta mesmo é de beber boas brejas com os amigos e sem frescura.


Leave a comment