Esmerilhando paredes


written by Marco Sassen on August 9, 2015

O Jângal tem como decoração várias imagens, fotos, símbolos e penduricalhos; todos tem algum pequeno sentido de existir, e por isto, semanalmente vamos explicar um pouquinho o porquê de cada um

 

Uma das imagens mais bonitas e emblemáticas dentre as dezenas que ilustram nossas paredes é a foto da capa do álbum dos Novos Baianos “Acabou chorare” (1972), um dos maiores clássicos da música brasileira. Naquela época os membros do grupo viviam juntos em uma comunidade em um sítio localizado em Jacarepaguá, no Rio de Janeiro. A imagem mostra o espírito de liberdade e amizade em que os Novos Baianos viviam e faziam música, espírito que eles celebram na letra de “Mistério do Planeta”, uma das faixas mais bonitas do álbum e que casa muito bem com a foto:

 

 “Vou mostrando como sou e vou sendo como posso.
Jogando meu corpo no mundo,
andando por todos os cantos
e pela lei natural dos encontros,
eu deixo e recebo um tanto.
E passo aos olhos nus ou vestidos de lunetas.
Passado, presente,
participo sendo o mistério do planeta.”

   .

 .

 

 

Acabou Chorare se tornou o maior símbolo do sucesso dos Novos Baianos, grupo formado por Moraes Moreira, Pepeu Gomes, Baby Consuelo, Paulinho Boca de Cantor, Dadi e Luis Galvão(entre outros). O som que faziam era uma mistura de samba, choro e frevo com o rock, conectando o tradicional com o novo e a musica do Brasil com a música do Mundo. A faixa de abertura do álbum é uma regravação de uma musica de Assis Valente e explica bem o que o grupo pretendia fazer:

 

 

 “O Tio Sam está querendo conhecer a nossa batucada

Anda dizendo que o molho da baiana melhorou seu prato

Vai entrar no cuzcuz, acarajé e abará

Na Casa Branca já dançou a batucada de Ioiô, Iaiá”

  .

 .

 O Jângal foi fundado por amigos e cresceu com a ajuda de vários outros. Nossa floresta urbana na rua Outono 523, não é exatamente um sitio em Jacarepaguá, mas foi criado para ser nossa pequena utopia verde em meio a cidade.

 

Até a próxima foto


Leave a comment